VIABILIZANDO PROCESSOS FORMATIVOS PARA TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS/PORTUGUÊS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise descritiva sobre a formação de Tradutores Intérpretes de Libras/Português (TILSP), baseado na experiência de docência dos autores na formação destes profissionais, no curso de pós-graduação lato sensu de Interpretação/Tradução Libras-Português da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O curso foi realizado no período de dezoito meses, presencialmente, com carga horária total de 420 horas e congregou no corpo docente profissionais de diferentes áreas e níveis de formação, dentre eles profissionais TILSP experientes e atuantes com prática reconhecida por órgãos avaliadores competentes e pela comunidade surda. No curso em discussão, as metodologias para a formação dos discentes foram construídas a partir da diversidade teórico-prática. A das formações dos professores que também estavam com suas formações em processo de construção. Os autores deste trabalho falam de diferentes lugares: do curso de Bacharelado EAD em Letras Libras da UFSC (Polo UNICAMP) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Essas abordagens formativas foram utilizadas no eixo das disciplinas de formação prática, intituladas exercícios de interpretação e estágios supervisionados cujos objetivos centraram-se em proporcionar aos alunos atividades e vivências práticas de interpretação da libras para o português e vice-versa. No encontro desses diferentes lugares epistemológicos com as práticas interpretativas, os alunos foram formados a partir da perspectiva enunciativo-discursiva da tradução, do campo dos estudos da tradução e interpretação, da psicolinguística e da análise do discurso. Sendo assim, a partir desses diferentes lugares teóricos e empíricos, a formação dos TILSP no curso se constituiu de maneira científica, acadêmica e institucional, bem como os recentes, atuais e diversos processos de formação desse profissional no Brasil.

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