PROJETO UFSCACESSÍVEL
PDF

Palavras-chave

Tradução audiovisual acessível;
Trabalho em Equipe;
Formação de tradutores.;

Categorias

Resumo

Respeitando o tripé universitário da pesquisa, ensino e extensão, o projeto de extensão universitária UFSCacessível atua de forma remota desde sua criação em meio a pandemia de COVID-19. Por meio da produção e divulgação de traduções audiovisuais acessíveis de notícias em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto busca promover o respeito e as garantias linguísticas para a comunidade surda, enquanto articula conceitos teóricos e práticos na formação por competências (Rodrigues, 2018b) de tradutores no par linguístico Libras-Português. Dessa forma, o projeto é compreendido pelos alunos dos cursos de Bacharelado em Letras-Libras na modalidade EAD da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como uma possibilidade de aprendizado sobre o processo tradutório no par linguístico Libras-Português. Uma realidade cada vez mais presente na sociedade pós-pandemia, o trabalho remoto, orientado por meio dos recursos tecnológicos e
midiáticos, tem se consolidado também no campo da tradução, especialmente nas traduções audiovisuais acessíveis. A presente pesquisa investiga e apresenta o projeto de extensão UFSCacessível e suas práticas realizadas em equipe de tradução remota, descrevendo o processo desenvolvido para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais acessíveis em Libras-Português. Essa correlação, entre a tradução audiovisual e trabalho em equipe, é retratada por alguns autores como: Hoza (2010), Nogueira (2016), Araújo e Alves (2017) e Nascimento e Nogueira (2022). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva (Grollmus e Tarrés, 2015), onde serão descritas as experiências vivenciadas no projeto UFSCacessível. Dessa forma, através de ferramentas como a decupagem e o uso da técnica de narrar, serão apresentados
recortes da participação dos discentes no projeto de extensão. Estas contribuições evidenciam e retratam como a vivência acadêmica a partir da extensão se constitui fortemente como um dos pilares da formação universitária, contribuindo significativamente para a formação profissional dos estudantes de Bacharelado em
Letras-Libras.

PDF

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##