Resumo
O presente resumo introduz o Projeto de Extensão Universitária UFSCacessível, compreendido pelos alunos do curso de Letras Libras na modalidade EAD da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), polo UFABC, não apenas como uma oportunidade para cumprir horas complementares, mas também como uma experiência enriquecedora no processo de aprendizagem em tradução no par linguístico Libras-Português. O projeto de
extensão é desenvolvido por meio do trabalho em equipe de tradução remota, com a prática de feedbacks pelos pares e coordenadores, atuando na formação de tradutores ouvintes e surdos, no referido par linguístico. Respeitando o tripé universitário da pesquisa, extensão e ensino, o UFSCacessível por meio da produção de traduções audiovisuais acessíveis de notícias em Língua Brasileira de Sinais (Libras), busca promover o respeito e as garantias linguísticas para a comunidade surda, enquanto articula conceitos teóricos e práticos na formação discente. Nessa perspectiva, o projeto investigado busca ofertar para a comunidade surda notícias em Libras, contribuindo para a diminuição de lacunas quanto o acesso à informação, enquanto atua na instrução para a prática de profissionais em processo de formação. A partir dessas questões, o presente estudo tem como objetivo principal apresentar a experiência dos discentes envolvidos no referido projeto, destacando as ações desenvolvidas e o trabalho em equipe corroborados por meio de feedbacks. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, a partir de relatos de experiências vivenciadas no Projeto UFSCacessível. Dessa forma, através de ferramentas como a decupagem e o uso da técnica de narrar, serão apresentados recortes da participação dos discentes no projeto de extensão. Com base nestes relatos, percebe-se a importância deste projeto de extensão desenvolvido através do trabalho em equipe para a formação universitária, sendo fundamental para o desenvolvimento de competências tradutórias, contribuindo para a formação profissional do tradutor e intérprete. Conjuntamente esse projeto vem assumindo uma posição de destaque para a comunidade surda no cenário nacional ao colaborar com acesso à informação de forma mais equitativa, cooperando para a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica.