Resumo
O curso de Bacharelado em Letras/LIBRAS visa formar intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), considerada a língua natural dos surdos e reconhecida como a 2a língua oficial do país. Esse curso teve início no segundo semestre do ano de 2008 como fruto do projeto de Expansão desenvolvido numa parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Várias outras Instituições participam da concretização desse Projeto, dentre elas o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Logo, este estudo tem como objetivo relatar de forma comparativa a situação profissional dos formandos no último semestre desse curso no IFRN, em 2012, em relação a sua situação profissional por ocasião do início das atividades acadêmicas. Trata-se de pesquisa exploratória de cunho descritivo, com a utilização de um questionário e uma entrevista semiestruturada para coleta de dados, aplicados a todos os 16 alunos concluintes do curso de Bacharelado em Letras-Libras do referido Instituto. Os resultados demostram que nos dados coletados sobre no primeiro semestre do curso constatamos que 75% são membros ou participam de entidades ou associações de surdos. 0% demonstrava intenção de formação de associação de intérpretes e tradutores, porém 18,75% já participavam de associações desses profissionais em outros Estados. Quanto à atuação como intérpretes, 68,75 % afirmam praticá-la já no início do curso, 25% tem a interpretação como fonte principal de renda; 62,50 (atuam como intérpretes e professores de libras, 18,75 atuam como docentes de Língua de Sinais sendo esta sua principal atividade profissional. E, quanto às informações do último semestre observamos: 100% são membros ou participam de
entidades ou associações de surdos. 25% são membros fundadores da APILS-RN. Quanto à atuação como intérpretes, 93,75 afirmam praticá-la mesmo que eventualmente, 37,50 tem a interpretação como fonte principal de renda; 75% atuam como intérpretes e professores de Libras, 43,75 atuam como docentes de Língua de Sinais sendo esta sua principal atividade profissional. 62,25% apontam aumento de renda; 37,5% renda semelhante ao início, ou nenhuma redução de renda. Podemos inferir que a interpretação é a principal atividade dos alunos que, mesmo que vez por outra, estão envolvidos nesta atividade. Os resultados constatados apresentados com a pesquisa realizada constatam que o tempo dedicado ao curso de Letras/LIBRAS pelo discente possibilitou, além do aprofundamento na área, a inserção de todos no mercado de trabalho e, consequentemente, um aumento na renda familiar. Outro dado relevante identificado foi à criação da Associação dos Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras do Rio Grande do Norte (APILSRN). Além do mais, Pudemos, ainda, inferir que hoje, para o grupo, a interpretação educacional é a principal atividade desenvolvida, principalmente em Instituições de Ensino Superior (IES) para esse grupo.