A AVALIAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES DA ASSOCIAÇÃO DE INTÉRPRETES/TRADUTORES DE LIBRAS DO CEARÁ
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Palavras-chave

avaliação
curso de formação
intérpretes de LIBRAS

Resumo

A Associação de Intérpretes/Tradutores de LIBRAS do Ceará (APILCE) é uma entidade que tem, entre outras finalidades, o objetivo de promover e apoiar a realização de cursos de formação, capacitação, oficinas e similares, visando o aperfeiçoamento profissional dos associados. A APILCE é composta por uma diretoria e dois conselhos. O Conselho de Admissão e Classificação Linguística (CACL) é formado por quatro intérpretes associados – dentre os quais as autoras desse trabalho fazem parte – e dois surdos convidados. É de responsabilidade desse conselho a admissão de novos sócios, a classificação dos sócios em categorias e níveis de interpretação, a elaboração e aplicação de bancas de avaliação nos cursos de formação, entre outras funções. Com o intuito de promover a capacitação de profissionais intérpretes, a APILCE desenvolve Cursos de Formação (200h), abrangendo disciplinas sobre o histórico da comunidade surda, cultura e identidade surda, técnicas de interpretação LIBRAS/Português/LIBRAS, estrutura linguística da LIBRAS, ética e profissionalismo, uso de classificadores na LIBRAS, entre outros. Tendo em vista a recenticidade da área de interpretação/tradução de LIBRAS, é de suma importância que modelos de avaliação de interpretação sejam desenvolvidos e partilhados entre entidades que trabalham com formação de tradutores/intérpretes de língua de sinais – TILS. Por esse motivo, o presente trabalho visa apresentar o modelo de avaliação de ingresso e de avaliação final do curso de formação de TILS da APILCE, desenvolvido pelo CACL, descrevendo as etapas que compõem esse processo e justificando a relevância das mesmas. A banca para  ingresso no curso tem o objetivo de avaliar os candidatos quanto ao domínio de LIBRAS e de português, o uso de expressões faciais e corporais e habilidades de interpretação. Para isso, o CACL elaborou as seguintes etapas: (1) entrevista em LIBRAS, (2) atividade de dramatização usando apenas mímica, (3) atividade de interpretação LIBRAS/Português, utilizando um texto filmado em LIBRAS e (4) atividade de interpretação Português/LIBRAS, utilizando um texto impresso lido em voz alta. A banca de avaliação ao final do curso, com o objetivo de certificar os alunos, consta de quatro etapas: (1) atividade de descrição de figuras com uso de classificadores (tradução intersemiótica); (2) atividade de descrição de cenas de filmes de ação com uso de classificadores (tradução intersemiótica); (3) atividade de interpretação LIBRAS/Português, utilizando um texto filmado em LIBRAS e (4) atividade de interpretação Português/LIBRAS, utilizando um texto impresso lido em voz alta. Nas etapas (3) e (4) da avaliação de ingresso e da avaliação final, os textos envolvem gêneros textuais diversos, tais como entrevista, sinopse de filme, resumo de novelas, crônica, conto, depoimento, aula expositiva etc. A elaboração das etapas e os critérios avaliados em cada uma se sustentam em Jakobson (1971), Reib e Vermeer (1991), Quadros (2004), Ferreira-Brito (1995), Felipe (2002), Hortêncio (2005), entre outros autores. O modelo de avaliação apresentado neste trabalho não pretende ser definitivo. É preciso que ele seja reavaliado permanentemente tendo em vista a atualidade da área em formação.

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