O INTÉRPRETE DE LIBRAS: SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
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Palavras-chave

LIBRAS
Interprete de Libras
Formação

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de interesse o tradutor/intérprete de LIBRAS da área educacional no Estado de Pernambuco, tendo como objetivo principal conhecer a formação e os âmbitos de atuação desse profissional no nível básico de ensino. Como objetivo específico, pretendemos identificar quais as problemáticas que permeiam o processo de formação desse profissional no que se refere a uma formação específica para atuação no meio educacional. A base teórica deste trabalho está fundamentada em Quadros; Stumpf 2009; Quadros 2008; e na legislação pertinente ao tema. Adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa, que demonstra a relação desse sujeito estudado, com o mundo e o meio educacional no qual ele está inserido, fazendo uma descrição dialética de dados levantados através de um questionário sobre o perfil desses profissionais no estado de Pernambuco. Levamos em conta as nuances que permeiam esse contexto cheio de situações totalmente inusitadas e desafiadoras para o tradutor/intérprete. Os resultados indicam que existe uma realidade que parece estar mascarada pela sociedade e pelas instituições educacionais e políticas, que até então não têm se preocupado com a adequada formação desse profissional, que é uma das peças fundamentais para o bom êxito da educação de surdo em nosso estado. Percebemos também a discrepância entre a formação desse profissional e sua atuação no âmbito educacional, já que muitos tradutores/intérpretes não apresentam uma formação específica, como também uma competência linguística na primeira língua que, por conseguinte, pode implicar falhas e omissões de sinais no processo de interpretação no contexto da sala de aula. 

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