REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL
PDF

Palavras-chave

Representações Sociais; Intérprete educacional; Estado do conhecimento

Categorias

Resumo

A inserção de graduandos surdos nas Instituições de Ensino Superior (IES) materializa cada vez mais as práticas de respeito as diferenças, as identidades e a alteridade do outro, a priori ancoradas em nossas representações, imaginários e nos discursos. O espaço acadêmico deve garantir não somente um ambiente bilíngue, mas também onde a Libras seja a língua usada pelos graduandos surdos, sendo necessária, assim, a contratação
do intérprete Educacional (IE). O problema de pesquisa desta investigação versa sobre: como a Teoria das Representações Sociais está presente nas teses e dissertações vinculadas ao banco de dados da CAPES, sobre a atuação do intérprete educacional no contexto educacional brasileiro no período de 2013 a 2023? como objetivo geral se propôs: mapear e analisar, através do estado do conhecimento, as produções de teses e dissertações, tendo com objeto de investigação a atuação do intérprete educacional articulado com a Teoria das Representações Sociais, presentes no Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia centrou-se em uma pesquisa bibliografica articulada por meio do estado do conhecimento, através do mapeamento das dissertações e teses que tratam sobre o objeto de estudo: atuação do intérprete educacional. Como resultado dos dados encontrou-se 42 (quarenta e dois)
trabalhos que tinham como objeto de investigação a atuação do intérprete educacional, todavia somente 03 (três) no campo da teoria das Representações Sociais. Os três trabalhos ilustram que atuação do intérprete educacional é fundamental e importante no processo de inclusão do sujeito surdo, uma vez que este profissional é mediador de duas línguas (LP e LIBRAS) e acaba exercendo também um papel de educador, na consolidação da inclusão e da promoção da acessibilidade.

PDF

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##