CENTRAL DE INTÉRPRETES DE LIBRAS DA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE CHAPECÓ - ASC
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Palavras-chave

Acessibilidade; Central de Intérpretes de Libras; Comunidade Surda.

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Resumo

Introdução: A Central de Intérpretes de Libras de Chapecó - CILC é mantida pela Associação de Surdos de Chapecó - ASC, entidade sem fins lucrativos que, desde 1987 contribui em caráter sociocultural na busca da promoção da inclusão e acessibilidade em diferentes esferas sociais, atuando como referência da comunidade surda do oeste de Santa Catarina. A CILC iniciou a partir de discussões geradas pela falta de acessibilidade nos espaços sociais e a dificuldade que isso gera à vida das pessoas surdas. Foi criada a partir do esforço voluntário da ASC, com o auxílio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDE e um grupo de intérpretes,  e efetivou-se em 2015, com apoio do Ministério Público. Considerando o contido na Lei nº 10.436/2022 e no Decreto nº 5.626/2005; Que dispõe e regulamenta sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. E o contido na Lei Brasileira de Inclusão/2016, (art. 3º, V) que entende como “forma” de interação dos cidadãos, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Com este embasamento legal disponibiliza serviços de interpretação simultânea em palestras, reuniões, feedbacks, atendimentos, eventos, cursos em diferentes contextos sociais; além da tradução de materiais como vídeos institucionais, informativos, anúncios, entre outros. .Objetivos: Elencar as atividades realizadas pela Central de Intérpretes de Libras - CILC entre os anos de 2015 e 2023, na comunidade chapecoense.  Metodologia: A pesquisa é de abordagem quantitativa e documental a partir de coleta de dados por meio de relatórios e dos seguintes registros realizados no período observado: controle de atendimentos, cadastramentos de profissionais tradutores/intérpretes de Libras e convênios. Resultados: Observamos que muito além de promover a comunicação entre Surdos e ouvintes em diferentes espaços públicos e privados, é notória a satisfação da comunidade surda em ser contemplada com a acessibilidade, tendo em vista que a média de atendimentos nesse período foi de aproximadamente 250 atendimentos, garantindo assim, o direito para o exercício da plena cidadania. Conclusões: Consideramos que a Central vem se tornando referência para esta comunidade e também é de suma importância para encaminhar as diferentes situações que surgem para suas áreas de abrangência. Com essa busca, não houve a pretensão de esgotar o assunto, mas apresentar, brevemente, alguns resultados obtidos durante o período analisado. 

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