COMUNICAÇÃO INCLUSIVA DE/PARA ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Palavras-chave

Educação Matemática; Inclusão de Surdos; Desenho Universal para a Aprendizagem.

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Resumo

A comunicação inclusiva é requisito para a garantia do direito à Educação, haja visto os processos pedagógicos que envolvem relações sociais, e que nessa atividade são estabelecidos, como, por exemplo, na Educação Matemática, área do saber que se relaciona ao cotidiano da vida humana, e que para a construção do conhecimento em aprendizagem significativa se faz necessária a adoção de metodologias alternativas. No caso de surdos, considerando-se a pluralidade do público que tem direito à Modalidade Educacional Bilíngue, a comunicação pressupõe a atuação de profissionais, como o tradutor e intérprete de Libras, que, junto ao professor, atua mediando o processo educacional. Para o objetivo deste trabalho, que se refere a recorte de estudo desenvolvido em pesquisa colaborativa sob os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, DUA, tendo em vista o ensino de matemática e inclusão escolar e bilíngue, o objetivo foi investigar estratégias metodológicas, recursos e materiais didáticos a serem utilizados nessa área tendo em vista os processos de
ensino e aprendizagem, com ênfase à condição da surdez. Para esta etapa, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir de teses e dissertações que derivam de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, BDTD, entre o período de 2021-2023, ano em que a modalidade foi inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e de coleta de dados. A análise em todo o estudo realiza- se na interface com os princípios do DUA, a saber, Engajamento; Representação e Ação e Expressão, e reflete, entre outros, o apoio a atividades de ensino atinentes à aprendizagem da matemática por estudantes com surdez. A comunicação inclusiva para estudantes surdos na Educação Matemática pressupõe aspectos relacionados à apresentação de informações, envolvimento dos estudantes e avaliação da aprendizagem em diferentes modalidades, com centralidade à visualidade, o que converge com os princípios do DUA pelo uso de diferentes meios para se favorecer a aprendizagem. Nesse contexto, a visualidade é fundamental na interação e construção de conhecimento na
área pelo uso de recursos visuais, pela língua de sinais em sua produção discursiva visual imagética e mediação do tradutor e intérprete, que cabe atuar desde o planejamento para entendimento dos elementos do currículo conduzidos pelo professor e organização do processo tradutório tendo em vista a comunicação inclusiva. O DUA tem como premissa o ensino de todos, e pela adoção de práticas que contemplem o caráter bilíngue por
metodologias atreladas à essa modalidade, a educação matemática pode se consolidar em caráter inclusivo favorecendo o ensino de surdos, e mesmo de outros estudantes pela multiplicidade de suportes envolvidos na materialidade do ensino.

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