Resumo
A “Cultura Surda: O Diálogo entre a Libras e o Teatro”, apresenta uma potencialidade socioeducacional objetiva, no quesito de se observar a individualidade do sujeito surdo - possíveis habilidades que possam ser mais bem exploradas – a fim de gerar uma
melhor viabilização do conhecimento da própria língua a partir da mediação entre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e o teatro. Tem como objetivos produzir uma visão integrada capaz de experienciar e promover a Cultura Surda, dentro do contexto teatral, explorando-o como ferramenta de desenvolvimento humano. A partir da pesquisa-ação (LEWIN, K., 1965) enquanto ferramenta metodológica, encontra-se pesquisas a fontes literárias, através de consulta a instituições públicas de maneira presencial e/ou híbrida, implementar os resultados obtidos em pesquisa, através do teatro como ferramenta prática e propor oficinas voltadas ao teatro em escolas bilíngues (Libras - Português como Segunda Língua para os surdos). Como resultados, diante do cenário recente do reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão (Lei n.º 10.436/2002), vinte e dois anos apenas, demanda
se mais pesquisas na área. Não só na área da Linguística, precisamos também compreender que aprendemos a língua a partir dos aspectos socioculturais, a recepção da peça apresentada por parte do público surdo foi entusiástica e contemplativa. A peça teatral desenvolvida buscou abordar temas atuais na sociedade: saúde mental, falta de acessibilidade linguística e o poder da arte como agente transformador do sujeito. Dentro do contexto da Universidade de Brasília como espaço plural é perceptível a necessidade de levar ao campo acadêmico e a comunidade externa, o conhecimento da Libras, dentro dos seus olhares culturais, aqueles que desconhecem qualquer contato com a língua e seus usuários. Compreende-se que ainda há uma lacuna a ser preenchida entre a Cultura Surda e o povo não surdo, nesse sentido o teatro rompe tais barreiras comunicacionais, atingindo tanto o sujeito surdo
quanto ao indivíduo que até então desconhecia vivências desta Cultura.