Resumo
Grande parte das crianças surdas chega à escola sem dominar plenamente nenhum código linguístico e, portanto, dependem das práticas escolares para a aquisição de uma língua. A escola desempenha um papel crucial ao oportunizar o contato com a língua de sinais e fomentar sua aprendizagem, preferencialmente dentro de um modelo educacional bilíngue. Em alguns contextos a escola acaba sendo o único ambiente disponível para a aprendizagem de Libras pelos surdos e, por isso, necessita de ferramentas que auxiliem o professor na avaliação do desempenho dos estudantes. Para isso foi criada uma ferramenta que visa medir a compreensão de Libras de jovens surdos (Nar-VaL-Libras/Comp.) a qual segue em elaboração sendo composta por um vídeo em Libras da história “A tartaruga e a águia” e 15 questões referentes a narrativa que tem sido aplicada com estudantes surdos de escolas da rede pública de ensino. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir os resultados da aplicação da ferramenta em alunos surdos de uma escola pública situada na zona sudeste da Grande São Paulo. A pesquisa tem abordagem descritiva e os participantes consistiam em 14 alunos surdos, matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os resultados indicaram que o desempenho na avaliação é sensível ao ano escolar e ao contato com a língua de sinais no cotidiano.