Resumo
A avaliação de uma língua é um elemento central no processo de ensino e aprendizagem, pois fornece dados cruciais sobre o desenvolvimento linguístico dos estudantes, auxiliando os educadores na adaptação de suas práticas pedagógicas e na busca por novas estratégias (HOFFMANN, 1991; LUCKESI, 2002). Logo, deve ser um processo direcionado para a melhoria contínua da prática educacional. Nesse contexto, a integração de recursos tecnológicos em atividades avaliativas pode aumentar a eficácia do acompanhamento de desempenho. Nesse cenário, foi desenvolvida a ferramenta de avaliação da compreensão de Libras (Nar-VaL-
Libras/Comp.), (HUTZ, BANDEIRA e TRENTINI, 2015) que utiliza um vídeo de uma história sinalizada em Libras e 15 perguntas relacionadas à narrativa (LEMES, 2022). A ferramenta foi aplicada com dois formatos para registro das respostas: a) uma folha
de papel e um software de registro em tablets. Os resultados indicam os benefícios e as limitações dos dois formatos de aplicação para o registro da avaliação. Após a análise dos dados, é possível concluir que para o uso do software , há a necessidade de mais aplicações ao longo dos anos para avaliar melhor sua efetividade na aplicação da ferramenta.