INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALAS REGULARES:
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Palavras-chave

Educação de surdos
Papel do profissional intérprete
Política educacional para surdos

Resumo

Este trabalho tem por finalidade descrever o processo de evolução da educação dos surdos no Estado do Rio Grande do Norte, extraindo como amostra a cidade do Natal e procurando atentar para as políticas educacionais implantadas no país. Objetiva também fazer um levantamento das principais escolas que atendem os surdos no município, dentre elas a Escola Estadual Anísio Teixeira e a Escola Estadual Augusto Severo, dando ênfase aos profissionais intérpretes e aos professores sem formação em LIBRAS. Esse trabalho, iniciado no ano de 2010, tenta analisar o que essas escolas entendem por educação inclusiva e o que estas vêm tentando mudar no sentido de atender aos alunos surdos, quais suas dificuldades diante dessa realidade. A presença do intérprete de Libras em sala de aula é imprescindível e este foi um dos principais problemas observados na pesquisa realizada nas escolas em 2010, visto que os intérpretes não contemplavam todos os turnos e salas devido à escassez destes no mercado. Objetivando fazer um levantamento do número de surdos nas escolas citadas e de seus respectivos intérpretes para cada turno e nível educacional, o trabalho contempla a investigação da formação dos intérpretes contratados e da posição da instituição em relação ao Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 no capítulo III Art. 4°, que discorre sobre a formação do Professor e Instrutor de LIBRAS.

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