A FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS-PORTUGUÊS:

Resumo

Considerando-se as transformações impulsionadas pelo Decreto 5.626/05 e a atual demanda por formação de
intérpretes de sinais, refletimos sobre a formação desse profissional para a atuação na Educação. Para tanto,
tomamos como base um Curso de Extensão destinado à formação de Intérpretes Educacionais de Juiz de Fora e
região, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2011, bem como questionários aplicados aos
cursistas. Observamos que a formação é um aspecto central para a atuação do intérprete de sinais na Educação, sendo que tal formação precisa abordar conhecimentos teóricos e práticos, visando ao desenvolvimento da
capacidade de o intérprete refletir sobre sua própria prática, aliando prática-teoria-prática: em direção à
metarreflexão. Além disso, é importante que a formação também aborde os conhecimentos didáticos e
pedagógicos específicos à Educação e, por sua vez, à Educação de Surdos.

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