Resumo
No cenário atual da Inclusão social de pessoas surdas, há a necessidade de profissionais com habilidade de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais voltada para as áreas especifica de esporte e saúde, pois, para que ocorra a inclusão de fato e de direito, se faz necessária uma qualificação e formação diferenciada. A oficina de LIBRAS é um projeto de extensão para formação de discentes interpretes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de capacitar, contribuir para o crescimento científico da área estudada e incentivar o desenvolvimento desses futuros professores intérpretes, atuando em ambientes educacionais ou serviços de saúde. Este artigo pretende relatar experiências relacionadas à realização dessa oficina de Libras, entendemos que este projeto possibilita o conhecimento da LBS por parte dos discentes do curso de Educação Física, apresentando-se como instrumento eficaz para o processo de inclusão de alunos surdos em aulas de educação Física em ambientes escolares e não escolares, além de representar um espaço de reflexão sobre assuntos relacionados à inclusão social e o bilinguismo, podendo ser operacionalizada nas escolas e órgãos afins. Este projeto ainda não foi concluído, portanto continua sendo aplicado em sala de aula, temos a pretensão de conclui-lo no final do ano letivo, já obtemos resultados positivos, porque os discentes estão multiplicando o conhecimento nas áreas afins. O projeto esta sendo muito satisfatório e alcançando os objetivos pretendidos.