Resumo
De acordo com o Art. 205 da Constituição Federal, a educação é direito de todos e o acesso aos níveis mais elevados de ensino está garantido juntamente ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelo Art. 208, em seus incisos III e IV. A equipe do Projeto Diploma Cidadão visa garantir o acesso a esse direito ao surdo, disponibilizando aos alunos tecnologias e outras ferramentas de aprendizado, em conjunto com a atuação de professores e intérpretes que ampliam o conteúdo ensinado, transpondo barreiras ao conhecimento e aprendizado. Esse projeto é fruto de uma parceria da gestão pública do município — através da SMPD (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência) — com um Centro Universitário privado, que abriu uma turma de Bacharelado em Administração, composta exclusivamente por pessoas com deficiência. Entre os alunos, são aproximadamente 25 surdos. A iniciativa conta com dois profissionais atuando simultaneamente nas aulas regulares: um fazendo a interpretação do que é dito para a Libras e outro apoiando o professor quanto a dirimir dúvidas e auxiliar na resolução de exercícios e compreensão de enunciados. Além da atuação durante as aulas noturnas, os alunos contam com aulas de reforço vespertinas ministradas em Libras, dinâmicas e exemplos práticos para fixação do conteúdo exposto nas aulas regulares e exercícios extras — aplicados com as devidas adaptações à cultura surda. As aulas vespertinas são ministradas por professores/instrutores bilíngues que trabalham em parceria com os professores da instituição de ensino, desenvolvendo estratégias e práticas visando a excelência no ensino do surdo, enquanto discente.