INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL E SUAS ATRIBUIÇÕES DE ACORDO COM EDITAIS DE CONCURSO PÚBLICO
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Palavras-chave

Intérprete educacional
Libras
Atribuições

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar as atribuições do intérprete de Libras educacional em editais de concursos públicos para seleção de profissionais que atuarão nas escolas da rede estadual de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos desenvolvidos por autores como Albres e Santiago (2012), Gesser (2009; 2006), Pereira et al. (2011), Quadros (2010; 2006; 2004; 1997), Rosa (2005), Strobel; Dias (1995), entre outros, que discutem sobre a educação de surdos, a Língua Brasileira de Sinais Libras e a atuação do intérprete educacional na sala de aula inclusiva. Ainda, foi desenvolvida uma pesquisa documental em editais de concursos públicos que contemplam vagas para cargos de intérprete de Libras educacional e nas legislações vigentes no Brasil sobre a legalização da Libras, da profissão de intérprete e que asseguram os direitos da comunidade surda brasileira. O corpus desta pesquisa se constitui de três editais de concursos públicos. Para a seleção desses editais, foram levados em consideração os seguintes critérios: publicado no ano de 2014 (1º ou 2º semestre); seja para provimento de vagas em escolas públicas de educação básica e de diferentes estados brasileiros. Após a seleção, foram realizadas as análises dos editais e a apresentação das atribuições do intérprete educacional. A partir dos estudos desenvolvidos, verificou-se que o intérprete educacional exerce várias funções no ambiente escolar, como de mediador entre o professor regente de turma e o aluno surdo e o facilitador da aprendizagem do aluno. Ainda, foi possível perceber que são várias as atribuições que o intérprete pode ter dentro da escola e que não há uma padronização quanto a essas atribuições. Diante disso, pode-se concluir que o intérprete educacional é um profissional de extrema importância para a interlocução do aluno surdo com o ambiente escolar, no entanto, precisa ter suas funções bem delimitadas na escola para que desenvolva seu papel primordial: inclusão do surdo.

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