Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a percepção de duas alunas do curso de Letras/Libras bacharelado em relação à formação acadêmica, mostrando diferentes experiências com tradução/interpretação. Com isso será apresentado as principais dificuldades e/ou facilidades encontradas durante a formação das alunas. A metodologia utilizada para este trabalho será o relato com relação à vida acadêmica de duas alunas do curso de Letras/Libras Bacharelado da UFSC, pólo UFRGS. Através dos resultados e discussão foi possível perceber que os motivos que levaram as duas acadêmicas a buscarem a formação, foram distintos. Uma com o intuito de aprender teoria e prática, outra com a intenção de aperfeiçoar a sua prática e aprender a teoria. Na medida em que para uma, o conhecimento adquirido no curso é novo, para outra alguns conhecimentos são repetitivos, bem como que para uma, as dificuldades e desafios encontrados durante a formação são grandes, para outra, nem tanto, por já possuir experiência e trabalhar na área. Enquanto uma sentiu-se inicialmente inferior perante as colegas que possuíam experiência prática anterior, a outra se sente membro pertencente daquele grupo por estar no mesmo nível e prática de interpretação.