Resumo
Com o passar dos anos, percebemos os avanços Literários da Libras, pois antes mesmo do reconhecimento da Libras enquanto língua, o povo surdo fazia uso da Literatura. Isso acontecia por meio de rodas de conversas e contação de histórias de vida. No Brasil, a partir do ano de 1999, temos registros de obras voltadas à Literatura Surda como a publicação histórica em filme, no formato de DVD, intitulada“Literatura em LSB”, publicada pelo primeiro autor surdo, o pesquisador da Literatura Surda Nelson Pimenta (PEIXOTO, 2019). Diante disso, surge o interesse e necessidade em constatar as relações de sentido existentes na obra literária em Libras A cobra Grande em que contempla duas comunidades a indígena e a surda discutindo as relações dialógicas existente em todo o texto verbo visual. Baseado nos teóricos BAKHTIN (2019), BRAIT (2020), NÓBREGA (2019), QUADROS (2004), ROYER (2019), CARMO (2022), HACKL (2021), FARACO (2005). Uma vez que esses estudiosos corroboram sobre o dialogismo, sentido, significação e a verbo visualidade, surge o seguinte problema de pesquisa: Quais os sentidos e significados expressos no texto, voltado a comunidade Surda e Indígena Amazonense? Objetivos: verificar na obra a presença da verbo visualidade e de elementos relacionados à cultura surda e indígena Amazonense e como elas interagem na produção dos sentidos. Metodologia: A referida pesquisa, do ponto de vista da sua natureza, é tida como aplicada, uma vez que estamos aplicando a teoria da verbo visualidade para analisar os sentidos abstraídos na obra literária (FRUTUOSO,2023). Quanto ao delineamento denomina se como documental, pois sua fonte de dados é o material que não recebeu ainda tratamento analítico (GIL, 2002). Utilizaremos, como metodologia, a análise do sentido da verbo visualidade do texto, fazendo uso de algumas categorias citadas por Bakhtin (2006) e Brait (2020) que são, ideologia, heterodiscurso, autoria e dialogismo estas nos ajudam a refletir sobre o mundo dos sentidos, diversidade e cultura. Resultados: Percebemos a relação histórico e cultural, que, de acordo com Carmo (2022), diz respeito a diferentes tipos de vozes e linguagens sociais dentro de uma mesma língua e um mesmo texto. No caso da obra em questão, seriam as vozes do povo indígena amazonense ao repassar e contar a história existente na localidade. Os elementos verbo visuais dialogam trazendo ideologias do povo indígena, da comunidade daquela região de acordo com as interações sociais, como discursos e posicionamentos valorativos de um povo, aspectos culturais de uma comunidade. De acordo com Cândido (1959), a língua, as imagens e o tema são denominadores comuns que dialogam entre si, transmitindo fortes aspectos culturais e literário de um povo. Com a presença de um discurso histórico e cultural, discutimos sobre a cultura dos povos originários, o que se articula com o ideário de valorização, pois nos últimos anos os movimentos têm crescido fortemente no país (FRUTUOSO, 2023). Conclusões: Diante do exposto, discutimos a importância do sujeito surdo ter acesso ao texto, pois passaram a conhecer e se debruçar nos aspectos culturais e sociais do povo Amazônico (MUSSATO, 2021). Com isso, percebemos que a verbo visualidade está dentro da perspectiva dialógica. Pois, aqui dialogamos com diferentes esferas e nuances, e por utilizar as lentes dialógicas compreendemos mais dos discursos carregados pelos povos daquela região (BAKHTIN, 2006). Posto isso, esta obra enfatiza os aspectos culturais desses povos, trazendo elementos importantes que representam a cultura indígena, sobretudo nesse momento em que vive o Brasil, com diversos movimentos positivos.