O ENSINO DE LIBRAS COMO L2
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Palavras-chave

Língua Brasileira de Sinais, Segunda língua, Formação.

Resumo

Introdução: Com o passar dos anos, percebemos os avanços linguísticos e culturais da Libras, assim como uma visibilidade crescente da Língua Brasileira de Sinais, partindo da Lei 10.436/2002, instrumento legal, que foi regulamentado como idioma oficial do surdo brasileiro. Diante disso, surge o interesse e necessidade em proporcionar o acesso aos demais profissionais da área da educação, saúde e assistência social. Com isso, consideramos necessária a criação de um curso FIC, (Formação Inicial e Continuada). A fim de tornar acessível essa língua tão valiosa à comunidade do sertão da Paraíba. Baseado nos teóricos NÓBREGA (2019), QUADROS (2004), ROYER (2019), VALENTE e RODRIGUES (2011), HACKL (2021), STROBEL (2016). Uma vez que esses estudiosos corroboram sobre o reconhecimento e funcionamento da Libras e os aspectos culturais da pessoa surda, surge o seguinte problema de pesquisa: Quais os benefícios obtidos por meio do acesso as aulas do curso FIC Introdução aos estudos linguísticos da Libras? Objetivos: Relatar experiências vivenciadas nas aulas de Libras, ministradas para os discentes do curso FIC, Introdução aos estudos linguísticos da Libras. Metodologia: A pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, pois nos dedicamos à compreensão dos eventos sem estatística (RICHARDSON, 2012). E se encaixa no viés da natureza bibliográfica, com foco no relato de experiência, através da observação participante, sabendo que “A técnica de observação participante se realiza através do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos” (MINAYO, 2001, p. 31). Diante disso, enquanto pesquisador, observamos e estabelecemos contato com os participantes durante as atividades. O público alvo são os próprios alunos, pois são participantes ativos e envolvidos no curso. Resultados: Como impacto positivo obtivemos uma busca muito grande pelo curso, por parte de profissionais que atuam em diferentes áreas como saúde, educação e assistência social, com o propósito de conhecer a Libras e desmistificar alguns conceitos voltados à pessoa surda. A região do sertão paraibano é escassa em cursos de formação inicial e continuada em que proporcione o acesso a língua e a inclusão da pessoa surda. Percebemos a participação ativa nas aulas e o interesse em trilhar o universo da Libras, muitos discentes participaram de forma profícua sem faltar as aulas, realizaram as atividades de forma eficaz, evoluindo sua prática a cada dia. Assim como, estão se inserindo na comunidade surda. É notável um interesse que não se limita apenas a sala de aula, mas em melhorar e ampliar ás práticas voltadas a pessoa surda seja no âmbito educacional, seja naárea da saúde e no social. O projeto de extensão auxilia na formação desses profissionais proporcionando um melhor desempenho na atuação em suas referidas profissões. Conclusões: Diante do exposto, afirmamos a relevância do ensino e acesso a Libras, pois os profissionais precisam para atuar, de forma inclusiva, em todos os contextos. Ao ter acesso aos conhecimentos linguísticos e culturais da Libras os discentes tendem a exercer suas funções de forma eficaz, além de tratarem, atenderem de forma inclusiva, com acessibilidade e equidade, compreendendo os aspectos culturais da pessoa surda.

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