PENSANDO EM CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EFETIVAMENTE BILÍNGUE E INCLUSIVA PARA SURDOS
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Palavras-chave

Valorização linguística
Inclusão escolar
Educação de Surdos
Estratégias de Ensino

Categorias

Resumo

O bilinguismo é uma abordagem que visa proporcionar à criança surda o acesso a
duas línguas no contexto escolar: a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como língua
materna, e a língua portuguesa escrita, como segunda língua. A proposta bilíngue é
garantida pela Lei 13.146/2015, a qual garante o ensino bilíngue para surdos em
escolas e classes específicas, bem como em escolas inclusivas. Contudo, a atuação
do professor da educação básica, frente às demandas educacionais e linguísticas dos
estudantes surdos, tem se traduzido como um grande desafio educacional, em grande parte devido à fragilidade na formação inicial docente nessa área. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir estratégias pedagógicas que possam auxiliar os professores no que concerne ao ensino de surdos. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza teórica, a seleção da amostra seguiu critérios de acessibilidade ou conveniência, se fundamentando teoricamente em autores como Quadros (2008),Quadros e Schmiedt (2006), Lacerda (2010), Soares (1999), Brasil (2002), Vygotsky (1993), Bakhtin (1997), Brasil (2015), Brasil (2021), Lacerda, Albres e Drago (2020), Pereira (2014), Carvalho (2000), Ferreira (2009), Díaz e Hernández (1999), Lacerda, Santos e Caetano (2013), entre outros. Nos resultados, são apresentadas três estratégias de ensino principais, a saber: a utilização de recursos visuais variados; a integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); e a utilização de obras da literatura surda. As estratégias apresentadas podem ser especialmente relevantes para professores que, mesmo sem o pleno domínio da Libras, buscam favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes, respeitando suas especificidades linguísticas e culturais. Nas considerações finais do artigo, enfatiza-se a centralidade do papel do professor na promoção da inclusão dos surdos no contexto escolar e na efetivação de uma educação bilíngue, reforçando que a atitude, o comprometimento e a criatividade do docente são elementos determinantes para o sucesso dessa proposta educacional.

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