Resumo
A aprendizagem de leitura e escrita são competências fundamentais para o desenvolvimento sociocognitivo, especialmente no contexto da surdocegueira, em que a comunicação representa um desafio substancial. O contexto legislativo brasileiro tem avançado, ainda que lentamente, no reconhecimento e na inclusão de surdocegos, enfatizando a necessidade de métodos de comunicação adaptativos, incluindo o uso de Libras e Braille. No entanto, eles enfrentam barreiras significativas no aprendizado da leitura e escrita tátil devido à necessidade de transposição entre línguas visuais-espaciais e táteis-alfabéticas. Portanto, determinou-se como geral, propor um programa de leitura da escrita de sinais, na modalidade tátil, a surdocegos sinalizantes, enquanto recurso de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua. Como específicos: compreender os aspectos neurolinguísticos que envolvem o processo de aquisição da linguagem em surdocegos; investigar o processo de aprendizagem e compreensão de registros táteis em surdocegos sinalizantes; avaliar a aplicabilidade do programa para a leitura da escrita tátil de surdocegos sinalizantes. Metodologia: Adotou-se a abordagem de pesquisa-ação, com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas e análise qualitativa para a avaliação da eficácia das ações. A pesquisa segue os padrões éticos exigidos, com aprovação do Comitê de Ética em Seres Humanos sob o n.º 74566223.5.0000.5504. A intervenção envolve o desenvolvimento e uso de um material didático tátil, sendo um livreto impresso em relevo, com atividades organizadas por níveis de compreensão. Sua base de escrita é o SignWriting adaptado, com a estrutura dos sinais construída a partir de quadrantes de localização. Cada um destes quadrantes possui função específica, trazendo um padrão de escrita que facilita a leitura. Por ser um material que precisa da capacidade sensorial tátil mais treinada, suas etapas se aproximam à aprendizagem do sistema Braille. Os parâmetros linguísticos da língua de sinais, em relevo, são apresentados de forma ampliada e, aos poucos, tem seu tamanho diminuído até chegar ao padrão da escrita. Cada aluno pode realizar as atividades a partir de seu próprio ritmo de compreensão, uma vez que este conjunto pedagógico é de uso individual. Este material é projetado para facilitar a compreensão e uso da língua de sinais por surdocegos, e serão avaliados em um ambiente controlado com a participação de educadores e surdocegos. Resultados: Até o momento, os dados preliminares começam a identificar os impactos iniciais do programa de leitura e escrita tátil para surdocegos, embora seja necessário um exame mais detalhado para confirmações definitivas. Estão sendo consideradas adaptações com base nas observações iniciais, que serão refinadas à medida que mais informações forem coletadas. Adicionalmente, espera-se que os materiais didáticos táteis contribuam para a eficácia do aprendizado, com a expectativa de melhorar a autoeficácia e satisfação dos surdocegos com o processo educacional, embora resultados conclusivos ainda estejam pendentes. Conclusões: Espera-se que o programa proporcione aos surdocegos ferramentas eficazes para o desenvolvimento da Língua de Sinais, respeitando suas necessidades linguísticas e cognitivas, e contribua para a literatura sobre métodos de ensino adaptativos para essa população.