Resumo
Introdução: A proposta desta pesquisa é explanar estratégias de ensino que possibilitem ensinar uma segunda língua (L2) com foco na sua forma escrita que se difere da primeira língua (L1) dos surdos que é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Com o acesso tardio dos surdos nas escolas assim como também a regência do reconhecimento dos profissionais da área, muitos não conhecem nem mesmo sua L1 dificultando assim a aprendizagem do português como L2. Com isso, este artigo tem como objetivo demonstrar estratégias que possam facilitar a dinâmica em sala de aula fazendo que o aluno consiga uma aprendizagem eficaz em sua segunda língua. Baseando-se nos autores GESSER (2009), para explicar sobre que língua é a Libras, o que é língua visual-espacial e qual sua importância para que seja a base de qualquer outro aprendizado do sujeito surdo; QUADROS (1997) para nos amparar nas estratégias escolhidas como facilitadora de conhecimento respeitando a visual espacialidade da Libras e suas características. É possível perceber ao longo do trabalho que mesmo que a escola tenha dificuldades com falta de professores ou desconhecimento da língua, ainda assim haverá metodologias que sejam possíveis de incluir o aluno em sala de aula, evitando que este se sinta deslocado. Objetivo: Analisar a metodologia e didática em Ensino L1 (Libras); Pesquisar materiais didáticos para o ensino de Línguas de Sinais como método de inclusão educacional do aluno surdo; Refletir como se dá a exposição do L2 (Português) escrito para alunos surdos como língua sistematizada. Metodologia: A educação dos sujeitos surdos é proveniente de um processo da defasagem de diversos fatores como a falta de conhecimento em libras dos pais, a não aceitação e o isolamento do filho surdo. Desta forma, compreendeu-se a necessidade da revisão bibliográfica e pesquisa de campo com método qualitativo nas redes municipais da cidade de Cajazeiras - Paraíba. Resultados: Espera-se com esta pesquisa poder colaborar com a educação na qual o sujeito surdo faz parte tanto como profissionais como discentes e que a Libras é um caminho da valorização surda bem como um patrimônio deste povo.