AMPLIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DOS SURDOS NA REDE DE ENSINO FEDERAL PROFISSIONAL
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Palavras-chave

Inclusão escolar; Libras; NAPNE.

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Resumo

Considerando a importância de promover acessibilidade para todos, bem como a função do NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) nesse processo, este artigo objetiva relatar experiências sobre a educação de surdos, com base nas ações traçadas nos últimos 2 anos dentro de um campus do IFCE no interior do Ceará. Paralelamente, foi traçada uma linha do tempo imagética com o intuito de analisar e apresentar os resultados sobre o processo de desenvolvimento local, o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a sua relação direta nos contextos de inclusão escolar e social pelos quais os surdos, alunos no IFCE, foram submetidos,
o processo de ensino e aprendizagem, e a metodologia para ensino de surdos. A Lei no 10.436/02 e o Decreto no 5.626/05 permeiam este recorte temporal e fundamentam esta pesquisa. Foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, mediante a descrição de fatos e entrevista semi-estruturada dentro do desenvolvimento do relato de experiência. Assim, será demonstrado que a ausência de políticas públicas locais que contemplem a comunidade surda corrobora na construção identitária dos sujeitos surdos, atribuindo-lhe dessa forma, invisibilidade social.

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