PROJETO “PASSEIO NA HISTÓRIA DE MARABÁ”
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Palavras-chave

Libras
Língua portuguesa escrita
Relato de experiência
Bens culturais

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o projeto “Passeio na História de Marabá”, tendo, em muitos casos, a falta de acesso aos bens culturais da cidade e própria história municipal. Em razão disso, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover o acesso à cultura e história local por meio do ensino integrado de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e língua portuguesa escrita (L2) para os surdos. O projeto foi implementado pelos professores do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES) da cidade de Marabá, com a participação de alunos surdos e surdos oralizados. A metodologia adotada incluiu atividades práticas e interativas, envolvendo os participantes da pesquisa para intervenção pedagógica, sendo assim caracterizada como uma pesquisa ação (Gil, 2002; Franco, 2005). As visitas ocorreram em locais históricos da cidade, como o Museu Municipal Francisco Coelho, a Biblioteca Municipal Orlando Lobo e a Orla “Encontro dos Rios”, trabalhando com a produção de textos sinalizados em Libras e escritos em português. A partir disso, o trabalho destaca os desafios encontrados, as estratégias utilizadas para promoção da interação dos alunos, o desenvolvimento das habilidades linguísticas em Libras e língua portuguesa escrita e a valorização da cultura e história local. Através desse relato, busca-se contribuir para a reflexão e o aprimoramento de práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de alunos surdos tanto na escola, como aos meios culturais, que, por sua vez, não possui acessibilidade comunicacional em Libras para atender ao povo surdo.

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