SER-Libras - Sistema de Escrita e Registro da Libras
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Palavras-chave

Libras, SER-Libras, Escrita

Resumo

O SER-Libras surgiu no ano de 2022 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina pela necessidade que os alunos demandavam de uma escrita nas aulas de Libras. Como os sistemas já propostos pareciam muito complexos e custosos, elaboramos uma própria escrita para apoiar nos processos pedagógicos no ensino e aprendizagem de uma L2. No ano de 2023, surgiu como projeto de pesquisa que investiga um sistema de escrita e registro da Libras como apoio pedagógico de anotação, leitura, escrita e expressão
da comunidade surda da Universidade Federal de Pelotas nas aulas de Libras. O sistema é baseado nos parâmetros da Libras e possibilita a sua escrita conforme seus visemas, possuindo uma escrita mais visêmica e a leitura mais logográfica. A pesquisa partiu de objetivos gerais e específicos. Objetivo Geral: Desenvolver um sistema mais econômico na escrita e na leitura dos sistemas propostos já existentes. Específico: a) Comparar o SER- Libras com o SignWriting na modalidade escrita no que se refere à quantidade de visografemas, à complexidade dos traços e os valores dos traços. b) Comparar o SER- Libras com o ELiS e o SEL na modalidade leitora no que esse refere à simultaneidade e a linearidade leitora. A metodologia utilizada para a análise foi o método comparativo o qual foi comparado o SER-Libras com o SignWriting relacionando à escrita e com o SEL (Sistema de Escrita da Libras) e o ELis (Escrita da Língua de Sinais) relacionando à leitura. No caso deste trabalho, deteve-se mais nas divergências do que nas convergências no que se refere ao processamento da escrita e da leitura. Em relação à modalidade escrita identificou-se que o SignWriting possui em torno 900 visografemas, traços simples (circulo, semicírculo, reta) e complexos (pintura) para a Configuração de Mão e redundância de significado nos traços, enquanto no SER-Libras possui em torno de 100 visografemas, não possui traços complexos e nem redundância nas informações indicada pelos traços. Em relação à leitura,
o ELiS e SEL possui uma leitura linear enquanto no SER-Libras a leitura é logográfica. Compreende-se assim que o SER-Libras é um sistema econômico para escrita e menos custoso para leitura e acreditamos que por isso possui uma aceitação positiva no Colégio de Aplicação da UFSC, Universidade Federal de Pelotas e Colégio Bilíngue Alfredo Dub. A sua proposta mais econômica vem ganhando espaço tanto no meio acadêmico quanto nas escolas onde há o ensino de Libras, pois relatos dos professores e alunos nas aulas de Libras são favoráveis ao sistema proposto.

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