Resumo
Esta pesquisa, em andamento, apresenta reflexões sobre a Educação Bilíngue de Surdos, especificamente sobre aprendizagem da língua escrita como segunda língua na educação inicial. Considerando as pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito do ensino do português como segunda língua para surdos e as dificuldades evidenciadas nas tarefas de leitura e escrita por parte da maioria desta comunidade, resulta relevante refletir em torno das estratégias utilizadas na escola bilingue. Por outro lado, dada a importância dos primeiros anos de imersão linguística para o desenvolvimento e competência linguísticos, o presente trabalho pretende mostrar a realidade da escola bilingue no Brasil, como referência dentro da realidade latino-americana, por ser o primeiro país em ter planos curriculares próprios de uma educação bilingue centrada nas caraterísticas e necessidades da comunidade surda. Em outras palavras, o objetivo desse trabalho é estudar as estratégias que utilizam os docentes da escola bilingue do Brasil para o ensino da língua escrita na educação inicial de surdos, uma vez que esse é um período crítico de desenvolvimento linguístico. Para analisar essas estratégias, a metodologia que orienta essa investigação é qualitativa e descritiva, e é orientada por uma guia de observação, elaborada com base na Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos do Brasil do ano 2021. As estratégias observadas diretamente na pré-escola em contexto de sala de aula serão registradas mediante diário de anotações e fotografias e posteriormente organizadas sob uma ferramenta que oriente a abordagem pedagógica no campo da promoção da linguagem escrita das crianças surdas no nível inicial. Espera-se, com essa pesquisa, corroborar como a escola bilíngue no Brasil está incorporando as estratégias bilíngues propostas para o ensino de língua escrita desde os primeiros anos. Assim sendo, descrever
as estratégias utilizadas nesse contexto, permitirá ter um referente para auxiliar na educação bilíngue
de surdos dentro do país e para orientar as ações de outros contextos.