MAPEAMENTO DOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS
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Palavras-chave

Libras; Língua de Sinais; Língua; Sinais Caseiros.

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Resumo

A presente pesquisa é um recorde do Trabalho de Conclusão de Curso sobre “Mapeamento do Perfil de Alunos da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas: Surdos e Deficientes Auditivos nas escolas da Coordenação Distrital 4 em Manaus”, tendo os seus dados gerados através do corpus de um mapeamento realizado pelo Projeto de Pesquisa intitulado “Sistema Caseiros de Sinais de Estudantes Surdos de Manaus” (Parecer CEP n° 7.021.141) do Grupo de Pesquisa Laboratório de Línguas de Sinais Amazônicas - LLISA, do curso de Licenciatura em Letras-Libras - CLL da Faculdade de Letras - FLet da Universidade Federal do
Amazonas no ano de 2024, com a autorização da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas - SEDUC-AM, para realização da pesquisa na Coordenadoria Distrital 4 - CD4. A pesquisa teve como norte o objetivo de investigar as escolas estaduais com estudantes surdos e deficientes auditivos na cidade de Manaus, posteriormente mapear os estudantes surdos e deficientes auditivos matriculados na Coordenadoria Distrital 4 - CD4, e traçar um perfil dos estudantes mapeados que estudam nas séries finais do ensino fundamental (5o ao 9o ano) e do ensino médio (1o ao 3o ano) no ano de 2024 através dos dados disponibilizados e de entrevistas. A metodologia aplicada nesta pesquisa desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa e quantitativa utilizando de dois questionários, um para obter os dados da estrutura escolar para o atendimento do estudante e o outro para os dados do perfil dos estudantes, sendo um formulário estruturado e outro semi-estruturado, ambos aplicados individualmente aos entrevistados, através de uma pesquisa de campo. Os resultados apresentam os perfis dos estudantes em: nove dos estudantes DAs que se comunicam na modalidade de língua oral, língua portuguesa, e dois surdos, um se comunica
através de sinais ainda não identificado pela gestão da escola, e um na língua portuguesa oral, usuário de protetização, Aparelho de Amplificação Sonora Individual - AASI. Na questão estrutural escolar para os estudantes da CD4, até o fechamento da pesquisa, somente dois eram atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE com professores especialistas da Língua Brasileira
de Sinais - LIBRAS.

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