Resumo
A educação é um dos direitos previstos em nossa Constituição Federal, que garante que todos os estudantes com necessidades educativas especiais tenham a garantia do atendimento educacional especializado na rede regular de ensino. De acordo com Oliveira e Alcantara Ferraz (2021), uma das maiores dificuldades no aprendizado do aluno surdo é a falta de conhecimento da Libras pelos professores; e no ensino da Biologia, é constantemente apenas aulas expositivas, nas quais o professor passa o conceito oralmente, transferindo este para lousa, tornando difícil o entendimento do aluno surdo. Assim, o presente estudo tem o objetivo de elaborar um sinalário para o ensino de ciências sobre o tema Educação Sexual para o 8º ano do Ensino Fundamental. Os sinais da Língua Brasileira de Sinais utilizados para a elaboração do presente sinalário foram pesquisados nos livros: Capovilla e Raphael (2009); e no Dicionário Ilustrado de Libras de Brandão (2011). O sinalário foi construído com três capítulos, o primeiro sobre o sistema reprodutor masculino, o segundo com o sistema reprodutor feminino e o terceiro com os métodos contraceptivos. Após a seleção das palavras, e ter fotografado os sinais, foram inseridas imagens que representassem os sinais e a definição dos conceitos. A abordagem do conteúdo foi realizada de acordo com o proposto por Lopes e Audino (2018). Foi consultado também a obra de Mezzomo; et al; 2019, com o intuito de analisar os conceitos. O sinalário apresenta 17 páginas contando a capa e contracapa, com 3 capítulos separados em sistema reprodutor masculino, sistema reprodutor feminino e métodos contraceptivos. Cada capítulo contém os sinais, uma figura representativa e o seu conceito. Tais tópicos foram elaborados com base na Base Nacional Comum Curricular que torna o ensino de sexualidade obrigatório no 8° ano do ensino fundamental. O sinalário irá auxiliar o professor durante suas aulas, a fim de que ele consiga transmitir o conteúdo para o aluno com a intenção de facilitar a sinalização durante as aulas. Vale ressaltar que, conforme Quadros (2004), os professores ouvintes, ao se depararem com intérpretes de Libras em sala de aula, precisam ter consciência da importância de uma interação eficaz entre eles: “O trabalho desenvolvido entre os diferentes atores educacionais precisa ser realizado de forma colaborativa, ou seja, os profissionais devem planejar, realizar e avaliar as atividades escolares conjuntamente”. Com isso, Percebemos a importância de buscar alternativas possíveis que facilitem ao aluno surdo uma melhor compreensão dos conteúdos, além de maior envolvimento do aluno durante as aulas e que permitem uma inclusão verdadeira e entendimento do aluno no processo educativo, e o sinalário é um exemplo que facilita esse aprendizado.