Resumo
No cenário acadêmico de formação, a Libras conta com uma série de jargões técnicos, sinais específicos às múltiplas áreas do conhecimento, os quais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ou são importados de outras instituições de ensino superior (IES) que já formaram surdos no campo em questão, ou, na ausência desses, são criados pela comunidade surda acadêmica local. Para preservar todo o rico vocabulário em Libras criado por surdos quando de sua presença na academia para que possa ser compartilhado com as gerações subsequentes de surdos universitários, a prática de criação de glossários de Línguas de Sinais tem se tornado relativamente comum no Brasil, e na UFRN não tem sido diferente. Neste trabalho, realizaremos o relato sobre a criação do glossário da área de Linguística da UFRN, atividade desenvolvida como parte do projeto de monitoria em Linguística da Libras, iniciado em março de 2024. Relatar a experiência de produção do glossário em Libras da UFRN, mais especificamente da área de Linguística, o qual se constitui como piloto para um projeto que inclui também outras áreas. Quanto ao levantamento dos sinais, primeiramente buscamos em repositórios institucionais de outras universidades sinais já existentes. Especificamente sobre a área de Linguística, o repositório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem relevância especial, uma vez que grande parte do vocabulário dessa área na UFRN foi importado da universidade catarinense que formou, via EaD, boa parte dos docentes da instituição potiguar. Após esse levantamento em repositórios, partimos para a consulta a pós-graduandos e docentes surdos da UFRN cuja formação stricto sensu ocorreu em Estudos da Linguagem, e onde eles contribuíram para a construção de termos em Libras para conceitos teóricos atinentes à sua área de interesse. Mais especificamente, consultamos dois sujeitos com formação em Linguística Cognitiva, um com formação em Estudos da Tradução e Pragmática Linguística, uma com formação em Análise do Discurso Bakhtiniana e uma com formação em Análise do Discurso Foucaultiana. Quanto ao registro e disponibilização do glossário ao público, realizaremos, com base nos glossários já existentes, uma consulta pública à comunidade surda da UFRN para identificar qual estrutura composicional, estilo e suporte mais se adequam ao interesse dos usuários. A partir daí, construiremos nossa plataforma para publicação do glossário. Até o momento, os dois monitores do projeto “Linguística da Libras – 2024” realizaram o levantamento de 147 sinais da área em repositórios institucionais. O instrumento para consulta pública sobre o melhor formato de registro e disponibilização dos termos está em elaboração. Todas essas atividades são feitas sob orientação semanal e já vêm impactando positivamente na formação da identidade docente dos monitores. Acreditamos que até o mês de dezembro de 2024 conseguiremos completar o levantamento de sinais da área de Linguística junto aos surdos com formação stricto sensu na área, bem como finalizar a consulta ao público acadêmico surdo sobre suas preferências no que diz respeito ao modo como o glossário será colocado à disposição da população.