Resumo
O aprendizado de uma língua oral parte do conhecimento de vocabulário, com sua pronúncia. Este fator fonológico é fundamental para as comparações entre a primeira língua e a que se está aprendendo, diferenciando-as. Quando se trata do ensino de uma língua visual gestual, não tem esse aspecto comparatório por serem modalidades de línguas distintas. Sendo a fonologia fundamental no aprendizado de outra língua, perguntamo-nos se na Libras isso também ocorre, determinando a pergunta da pesquisa: como a fonologia de verbos sinalizados contribui para o aprendizado da Libras? Objetivos: Geral: analisar a relação entre a fonologia de verbos sinalizados e o aprendizado da língua, identificando padrões fonológicos que possam ser utilizados no ensino. Específicos: compreender as teorias e pesquisas da fonologia da Libras, com uma revisão bibliográfica; demonstrar padrões fonológicos e variações na sinalização de verbos, a partir do corpus da obra escolhida; explicar quais padrões fonológicos têm influência no aprendizado, considerando a compreensão linguística. Metodologia: Instrumento de geração de dados foi análise documental. Procedimentos metodológicos foram determinadas quatro fases: construção de referencial teórico sobre aspectos linguísticos da Libras, focando a fonologia; levantamento dos verbos das quatro primeiras lições da obra; analisamos os dados, segundo os parâmetros linguísticos principais; e tabulamos os dados. Resultados: 154 sinais dos verbos utilizam somente 37 CMs (tabela do INES), correspondendo a 46%. Algumas CMs têm maior ocorrência na sinalização de diferentes verbos: 16,2% com CM 1; 9,7% com CM 49; 6,5% com CM 3; e 6,5% com CM 2, totalizando 60 verbos em quatro configurações, evidenciando que verbos com a mesma CM, são de fácil assimilação. No movimento externo, a análise inicial de 138 sinais ampliou-se para 146, devido à variação linguística. Averiguamos que 79 verbos apresentaram M retilíneo; 47, semicircular; 8, sinuoso; 7, circular; 4, angular e 1, helicoidal. O ponto de articulação, dos 138 sinais, obtivemos 165 locações distintas, realizadas no espaço neutro ou em parte do corpo. No espaço neutro, consideramos a região de proximidade em que são realizados, tabulando-os em 18 áreas: região do tórax corresponde a 37% das ocorrências; e região da cabeça, 11,5%. Correlacionando esta mesma região, temos sete PA com contato corporal: pescoço (1); queixo (3); lateral do rosto (2); boca (4); nariz (1); olhos (2); e testa (12). Considerando os PAs pertencentes à cabeça e espaço neutro, temos total de 26,7%. Em relação ao PA dedos (20), representando 12,1%. Sobre sinais realizados na mão, obtivemos três áreas: palma da mão, 8,5%; dorso da mão, 3,6%; e a mão toda, 1,8%. Conclusões: Essa pesquisa contribui para o campo da linguística de sinais, destacando a complexidade e a riqueza da Libras como língua natural. Sublinha a importância do aprimoramento e disseminação de materiais didáticos adequados, promovendo a inclusão e o ensino de Libras.