ENSINO DE LÍNGUAS
PDF

Palavras-chave

Libras. Ensino. Ouvintes. Segunda Língua.

Categorias

Resumo

O presente estudo trata sobre ensino e aquisição da Libras como segunda língua para ouvintes, no que diz respeito ao contato e à interação com a comunidade surda. Desta forma buscamos apresentar a importância de métodos de ensino estabelecidos de forma criteriosa e adequada a esse público para que haja eficácia no processo de aquisição dessa modalidade linguística. A aquisição da L1, a língua materna, ocorre de forma natural e ocorre em um ambiente familiar. As crianças são expostas à sua língua materna desde o nascimento, e o processo de aprendizagem ocorre de maneira inata, à medida que elas interagem com seus pais, familiares e cuidadores. Por outro lado, a aquisição de L2, uma segunda língua, geralmente ocorre em um ambiente mais formal e artificial, como uma sala de aula ou um ambiente de aprendizagem específico. O aprendizado da L2 muitas vezes é facilitado por metodologias de ensino, como aulas, exercícios e práticas de conversação direcionadas. No entanto, a aquisição da L2 pode ser afetada por vários fatores, como a idade do aprendiz, o tempo de exposição à L2, a eficácia das metodologias de ensino e o contexto social. A idade do aprendiz desempenha um papel importante na aquisição da L2, com as crianças tendo uma capacidade mais fácil de adquirir uma segunda língua do que adultos. A metodologia desse trabalho caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Todavia, a língua materna tem relevância sobre L2, mas há um consenso sobre o uso discriminado dela no ensino, significando, por exemplo, momentos de explicações breves sobre algum mal-entendido, ou sobre algum aspecto gramatical, cultural ou de procedimentos de avaliação. Em síntese, nota-se que o ensino da Libras para pessoas ouvintes como segunda língua, precisa de métodos mais eficazes que garantam uma melhor aquisição da Libras como segunda língua.

PDF

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##