ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E LIBRAS
PDF

Palavras-chave

Programas de Pós-graduação em Educação, Estado do Conhecimento, Libras, Educação de surdos.

Categorias

Resumo

Esta é uma pesquisa que tem como objetivo analisar as teses e dissertações sobre Educação de Surdos e Libras produzidas no período de 2009 a 2023 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Para (UEPA) e da Universidade Federal do Para (UFPA). Tem como problemática a seguinte questão: como o objeto de estudo sobre Educação de Surdos e Libras esta presente nas teses e dissertações vinculadas ao banco de dados no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Para (UEPA) e da Universidade Federal do Para (UFPA), no contexto paraense no período de 2009 a 2023? Ela traz um mapeamento das dissertações e
apresentando as pesquisas feitas dentro dos estudos surdos e identifica as áreas correlacionadas. Como metodologia é um estudo bibliográfico e documental de abordagem qualitativa e foi feita uma revisão de literatura. Como corpus tem-se as teses e dissertações dos dois programas das duas universidades supracitadas. Assim, como resultados encontrou-se nesses programas de pós graduações 24 trabalhos que tratam sobre práticas educativas e inclusivas desde o ensino fundamental ao ensino superior, discutem sobre o currículo escolar, intérprete educacional, Atendimento Educacional Especializado dentro do campo da escolarização de surdos. Tratam de sonhos, identidades, educação e cultura da Pessoa Surda
nos diversos espaços da e na Amazónia, no campo urbano, campesino, ribeirinho e quilombola.

PDF

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##