Uma Análise das Experiências de Performances de Poesia em Dueto
PDF

Palavras-chave

literatura surda
poesias em língua de sinais
dueto poético em língua de sinais

Categorias

Resumo

A presente pesquisa busca compreender as dinâmicas e impactos das performances de poesia em dueto, particularmente a interação entre artistas surdos e ouvintes, e como essa interação influencia a interpretação e a recepção da poesia. A busca de respostas através de entrevistas aborda questões como: há quanto tempo os entrevistados são poetas e/ou contadores de histórias? Como foram as experiências e o desenvolvimento de artistas surdos na área de poesia em língua de sinais? Como foi o processo de construção poética em Libras antes das novas tecnologias? Como os entrevistados iniciaram o processo em duetos poéticos? Como ocorreram as produções em dueto? Em quanto tempo se constrói uma poesia e narrativa em duetos? O objetivo principal é analisar como a colaboração em dueto na performance de poesia afeta a experiência artística, tanto para os artistas quanto para o público, com foco especial na expressão cultural dos artistas surdos. Além disso, pretende-se investigar como o processo de criação de poesia em língua de sinais em dueto contribui para a compreensão da arte e da linguagem. A pesquisa se baseia em teorias de autores como Lodenir (2008), que aponta que as produções culturais de pessoas surdas envolvem, em geral, o uso de uma língua de sinais, o pertencimento a uma comunidade surda e o contato com pessoas ouvintes, sendo que esse contato linguístico e cultural pode proporcionar uma experiência bilíngue a essa comunidade. Outra referência é Sutton-Spence (2021), que argumenta que o público está acostumado a conhecer um poema apresentado por apenas um artista, e os duetos criam "efeitos cinematográficos" nas poesias por serem apresentados por duas (ou mais) pessoas. A metodologia envolve uma abordagem qualitativa, incluindo análise de performances de poesia em dueto, entrevistas em profundidade com artistas surdos envolvidos nessas performances e análise de dados coletados durante o estudo de mestrado profissional em Educação Bilíngue no INES. A pesquisa se apoia na observação participante e na análise de conteúdo para compreender as experiências e percepções dos entrevistados. As conclusões da pesquisa destacam a importância da colaboração em dueto na performance de poesia como uma forma de promover a inclusão e a expressão cultural dos artistas surdos. A análise revela que a interação entre artistas surdos e ouvintes enriquece a experiência artística para ambos os grupos, criando um espaço de troca e compreensão mútua. Além disso, a pesquisa evidencia como o processo de criação de poesia em língua de sinais em dueto contribui para a ampliação das possibilidades expressivas e interpretativas da arte e da linguagem.

PDF

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##