Resumo
Este trabalho busca apresentar uma proposta de ensino do gênero formulário com o uso dos organizadores gráficos para o ensino de língua portuguesa como segunda língua (L2) para surdos, sendo imprescindível pensar em metodologias de ensino condizentes com a cultura e identidade surda, trazendo como aspecto primordial a visualidade, que amparadas por Campello (2008), Santiago (2020) e Fernandes (2016) é manifestada como um aspecto inato dos surdos, o qual deve ser explorado no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, os organizadores gráficos, consistem no processo de tornar um texto visível fornecendo uma estrutura que possa organizar os pensamentos e construir um alicerce para o aprendizado (TARQUIN e WALKER 1997; BROMLEY, VITIS e MODOLO 1995). O gênero formulário apresentado aqui, foi escolhido com base no caderno de nível superior divulgado pelo MEC no ano de 2021, a partir da Proposta Curricular para o Ensino do Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior, também amparado por Nieto (2006), que evidencia que os formulários surgem como uma espécie de diálogo em que ocorre a interação entre os interlocutores em que acontece a alternância entre os períodos de perguntas e respostas. A proposta busca apresentar o gênero formulário através do organizador gráfico organograma, além de expor um organizador gráfico sequencial, como uma espécie de tutorial para que os surdos possam produzir seu próprio formulário via google forms. Nesse sentido, foi possível perceber que um ensino voltado para as potencialidades dos alunos surdos, pode ser interessante em seu processo de ensino-aprendizagem, pois, facilita uma relação contrastiva entre a Libras e a Língua Portuguesa.