Resumo
Esse estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, a qual utilizou um estudo de caso e fontes bibliográficas para a coleta e análise dos dados. O objetivo foi identificar a percepção de adultos ouvintes sobre as contribuições do SignWriting para o desenvolvimento linguístico referente a Língua Brasileira de Sinais - Libras - como segunda língua (L2). Os entrevistados reconheceram benefícios quanto a aspectos fonológicos, morfológicos e semânticos da Libras, de modo que essa escrita de sinais os possibilitou aprender sobre configurações de mão, direcionalidade, orientação da palma e pontos de articulação, como também especificidades do tipo do movimento e de contato, sentido, repetição, sequencialidade, simultaneidade/alternância e sobre movimentos dos dedos. Eles reconheceram, ademais, novas aprendizagens referentes às expressões faciais e corporais, quanto aos seus usos afetivos e gramaticais. Conclui-se que o Signwriting contribuiu para a aquisição da Libras como L2, melhorando a produção e a compreensão de sinais, assim como proporcionando saberes sobre a estrutura da Libras.