A DISCIPLINA DE LIBRAS E OS CURSOS DE LICENCIATURAS EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Palavras-chave

Formação Docente
Letras Libras
Projeto Pedagógico Curricular
Licenciaturas

Resumo

O presente trabalho integra o Trabalho de Conclusão de Curso da Turma de Letras Libras da Universidade Federal do Acre. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a proposta da disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura em Letras Português, Letras Francês, Letras Espanhol e Letras Inglês da Universidade Federal do Acre através de suas ementas. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos explicativa, quanto aos procedimentos bibliográfica e documental. Para coleta de dados recorremos as ementas dos respectivos Cursos de Licenciatura e analisamos também as legislações vigentes sobre as políticas públicas para uma proposta de educação bilíngue como a Lei no 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005. Por meio das pesquisas bibliográfica e documental, identificamos a importância da disciplina de Libras para os cursos de formação de professores na área de Letras. Tornar-se pertinente a análise de como vem sendo oferecida aos futuros docentes dos cursos de Licenciatura em Letras Português, Letras Francês, Letras Espanhol e Letras Inglês as políticas educacionais, em especial, aquela que não conceitua apenas a Língua Brasileira de Sinais, mas a identidade e a cultura surda, na concepção de diversidade cultural e social. Para tal, optamos por apresentar nesse estudo como está constituída as ementas da disciplina de Libras ofertada nos respectivos cursos. Os resultados apontam que não houve diferenciação de conteúdos entre os cursos e entre os Projetos Políticos Curriculares do ano de 2008 e de 2019.