O NÚCLEO BILÍNGUE LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA:
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Palavras-chave

Política linguística
Libras
IFC

Resumo

As pessoas surdas pertencem a um grupo identitário e linguístico minoritário distinto em que a Língua Brasileira de Sinais é o meio de comunicação e expressão, sendo reconhecida legalmente como língua oficial da comunidade Surda (BRASIL, 2002). Nas últimas décadas a pressão exercida pelos movimentos sociais Surdos em prol dos direitos destes levou a constituição de um arcabouço legal com vistas a assegurá-los, bem como a elaboração de políticas públicas voltadas a atendê-los. Esses aspectos contribuíram significativamente para que tivessem acesso nas mais diversas esferas sociais, entre elas, a educacional, o que vem possibilitando a ampliação do conhecimento e reconhecimento das diversidades linguísticas, identitárias e culturais na sociedade. No Instituto Federal Catarinense (IFC) foi a partir do ingresso do primeiro docente Surdo, aprovado em concurso público, que se deu a percepção das especificidades principalmente em relação à língua, à cultura e à identidade. Essas questões mobilizaram a instituição, especialmente por meio das reivindicações do professor Surdo, a intencionar uma proposta para elaboração de uma política linguística que vem sendo planejada e desenvolvida por meio do Núcleo Bilíngue Libras - Língua Portuguesa (NuBi). Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a proposta da política linguística institucional descrevendo as principais ações realizadas. Para tanto, emprega o método de estudo de caso de caráter descritivo, em uma abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÈ, 2013). Entre os principais resultados desta política linguística apresentados até o momento estão, a instituição do NuBi, a aprovação do regulamento do serviço de tradução e interpretação em Libras, a elaboração do Glossário Institucional, a elaboração de um documento institucional norteador e orientador acerca da educação de surdos e o aumento no número de estudantes concluintes no ensino médio integrado e no ensino superior.

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