O DIREITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO SURDO DURANTE A PANDEMIA:
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Palavras-chave

Libras
Ensino
Tecnologia

Resumo

O mundo vem enfrentando uma pandemia que trouxe consequências para todas as camadas sociais. No tocante a educação não foi diferente. Entre a suspensão de aulas e a lenta retomada dessas atividades, docentes de todos os níveis educacionais depararam-se com um desafio em comum: ensinar, de forma ativa e produtiva, mesmo à distância. Então o questionamento que faz-se é: como ensinar aos surdos à distância? Como norteador, temos as diretrizes da CNE (2020) (Conselho Nacional de Educação), sugerindo para o ensino fundamental e médio a “distribuição de vídeos educativos” e para a educação especial, a recomendação é de “dar suporte às escolas na elaboração de planos de estudo individualizados”. A partir das diretrizes, buscamos material acessível e de boa qualidade para os Surdos, em respeito ao que consta no relatório do MEC sobre política linguística de educação bilíngue de 2014, que cita na recomendação 6 “não permitir que a Língua portuguesa seja fator de exclusão dos estudantes Surdos”. O resultado da busca foram vídeos sem intérpretes, com legendas em português e sem estímulo visual algum. Ao pesquisarmos sobre metodologias utilizadas em outros estados, percebemos que não há conteúdos sistemáticos, com atividades e em Libras para o acesso do currículo para o estudante. Assim, nasceu o projeto CoroAula. Focado em aulas de Matemática e utilizando o checklist da NDC (National Deaf Center), chamado de “checklist for teaching deaf students online”, que recomenda: checar se as imagens estão visíveis, se o conteúdo fica disponível (para que os não possuem acesso à rede em tempo integral), buscar formas de interagir com o estudante e criar espaços para disseminar o conhecimento, começamos a esboçar a ferramenta. Por uma questão de custos, utilizamos o Google para hospedar o sítio (https://sites.google.com/view/coronaula01/inicio), colocar os formulários com as atividades (Google Formulários) e permitir a interação através de correio eletrônico. Utilizamos o Youtube (canal Ricardo Wagner) para hospedar as aulas, todas em Libras sem a necessidade de interpretação, e utilizamos o OBS Studio como software para gravar as aulas. Dessa forma, podemos utilizar slides enquanto as aulas são apresentadas para os alunos. Todos os conteúdos estão em Libras e todos os slides estão disponíveis para download. Sabemos que o acesso à informação é garantido por diversas Leis em nosso país. Na prática, também sabemos que há muitas barreiras para o Surdo ter esse direito garantido. A ferramenta busca oferecer de forma organizada e sem barreiras, o conteúdo para que o aluno possa estudar Matemática e se desenvolver academicamente. 

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