DEFINIÇÃO TERMINOLÓGICA NO DOMÍNIO DAS CIÊNCIAS HUMANAS EM LÍNGUAS BRASILEIRA DE SINAIS:
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Palavras-chave

Língua Brasileira de Sinais
Terminologia
Definição Terminológica Sinalizada

Resumo

Relata-se aqui uma nova etapa de pesquisa sobre padrões da definição terminológica (DT) aplicáveis à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa nova etapa fundamenta o desenho de um protótipo de glossário didático-pedagógico em Libras pensado para auxiliar a preparação de estudantes brasileiros surdos que se submetem ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizando videoprovas. Neste relato, expandem-se algumas conclusões do artigo de Felten & Finatto (2020) e apresentam-se: os passos metodológicos utilizados na coleta de dados por meio de abordagens didáticas com alunos surdos do Ensino Médio; os procedimentos visam qualificar a formulação inicial de um conjunto de DTs, em Libras, para jovens estudantes surdos que se preparam para o ENEM. Para a identificação e organização dessas terminologias e formulação inicial de DTs, partiu-se de trabalhos sobre a DT de línguas orais escritas e em contraponto com modelos de DT de Libras (FELTEN, 2016; NASCIMENTO, 2016; TUXI, 2017; VALE, 2018; D’AZEVEDO, 2019; FELTEN, 2020). Como resultado da nova etapa, propomos princípios que foram pensados para a elaboração de uma DTS aplicável à materiais terminográficos didático-pedagógico em Libras. Esses princípios são orientações para se chegar numa DTS que seja eficiente e adequada à escolaridade dos consulentes surdos. Assim, buscamos enunciados definitórios em Libras que possam ser compatíveis com um repertório vocabular reconhecido pelos estudantes surdos. 

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