A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO MATERIAL DE ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA ALUNOS SURDOS
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Palavras-chave

Sequência Didática Bilíngue
Ensino de Português Escrito
Surdos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação de uma Sequência Didática Bilíngue (SDB) para o ensino/aprendizagem da língua portuguesa como L2 na modalidade escrita para surdos, com base nos estudos sobre produção de material didático bilíngue e educação bilíngue (BRASIL,2021). O material didático foi aplicado a uma aluna surda do 7º ano de uma escola da rede privada do município de Macapá. Com base nos estudos da Linguística Aplicada (KLEIMAN; MOITA LOPES, 2006) a SDB proposta, vai além de ensinar um gênero textual escrito (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), ela traz para o sujeito surdo conhecimentos de mundo, ampliação do vocabulário e expansão gramatical que contribuem para um aprendizado social e linguístico. Os resultados da aplicação do material possibilitaram uma reflexão mais crítica sobre o uso de materiais didáticos bilíngues para aprendizes surdos bem como elucidaram a importância de que este material esteja de acordo com as necessidades da fase educacional do educando. o trabalho foi fundamentado nas contribuições de autores como Araújo (2013), Zabala (1998), Morais e Cruz (2020), Bandeira (2009) e Alvez et al (2010).

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