A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO BASE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS SURDOS
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Palavras-chave

ENSINO APRENDIZAGEM
LÍNGUA ESPANHOLA
LIBRAS

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a educação de alunos surdos no ensino médio, dando ênfase ao processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em sua modalidade escrita, como língua adicional e estrangeira para este aluno. São apresentados alguns conceitos discutidos nos estudos da área da surdez e no processo de educação do surdo como: exclusão, segregação, integração e inclusão. Além de uma breve apresentação das três correntes filosóficas que se mostram presentes na educação de surdos: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. Este trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia exploratória de caráter bibliográfico, com levantamento de textos sobre a educação de surdos e o ensino de uma língua estrangeira para estes indivíduos, do qual foi pensada e elaborada uma proposta simples e prática de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional para este, a partir do bilinguismo, que reconhece a subjetividade da cultura surda e de sua língua de sinais, permitindo o desenvolvimento integral da cognição deste aluno no que se refere ao aprendizado de uma língua adicional. Nesta proposta, utilizamo-nos de recursos visuais, como imagens acompanhadas de palavras em espanhol, que facilita o processo e também a sistematização de cores para o ensino de diferentes classes gramaticais. A proposta se encaixa na modalidade viso-espacial do aluno surdo e possibilita um aprendizado da língua espanhola com menos dificuldade.

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